sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Lentes Espirituais

 Por volta de um mês e meio comecei a usar óculos. Experiência muito interessante haja vista estas serem minhas primeiras lentes corretivas aos 43 anos de idade. O oftalmologista que me acompanha neste processo afirmou que passaria a ver tudo mais nítido, porém a adaptação não seria muito confortável; e de fato, é assim que vem acontecendo dia após dia. Muito diferente do sonho de infância que imaginava como seria legal usar óculos, e que atrás das lentes sempre havia olhos de pessoas extremamente inteligentes; a realidade é que por detrás dos óculos estão olhos que não enxergam muito bem.

A primeira fase da adaptação foi muito difícil. Náuseas, cansaço e tontura começaram a fazer parte do dia se o uso das lentes ultrapassasse vinte minutos. De volta ao oftalmologista pedi que examinasse se houve algo errado da confecção das lentes e, neste momento, a resposta não foi nada agradável:

“Está tudo certo com seus óculos, os sintomas fazem parte da adaptação. Seu eixo de visão está sendo corrigido pelo grau, mas com o tempo os efeitos colaterais desaparecerão. Todo o processo não passará de seis meses, basta determinação, persistência e perseverança!”.

Assim fiz. Decidi que seguiria a recomendação até o fim, e hoje já consigo permanecer com os óculos por mais de duas horas seguidas antes de começar o cansaço visual. As náuseas e tonturas já desapareceram e, as imagens ficaram muito mais nítidas. Sei que tenho de continuar com persistência e perseverança até concluir tudo. Hoje, descobri que por muito tempo estava enxergando fora de foco, distorcido ou sem nitidez, porém havia me acostumado a ver desta forma e, o pior de tudo, é que parecia tudo normal apesar de alguns sintomas, tais como: dores de cabeça, sonolência, cansaço físico, entre outros. Estou passando por uma experiência física acerca do que muitos vivem espiritualmente.


O pecado original, que é não crer na Palavra de Deus, distorceu a visão espiritual de toda a humanidade em relação aos propósitos do Criador que, em seu infinito amor e misericórdia, oferece as lentes necessárias para correção do eixo da visão espiritual, a saber, são elas: A Bíblia e Jesus Cristo. Mas, as pessoas estão acostumadas a verem todas as coisas distorcidas, fora de foco e sem nitidez, e acreditam ser assim, mesmo diante dos sintomas: falta de perspectivas de vida, desarmonia familiar, desvios de caráter e conduta, má instrução dos filhos, etc. Porém, assim como fisicamente, a correção espiritual precisa de determinação, persistência e perseverança. Pode levar algum tempo para que o processo apresente resultados visíveis, mas chegará um momento em que terá plena consciência de que somente com as lentes corretas poderá corrigir sua visão espiritual proporcionando excelentes reações físicas.

“Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça, a fim de que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda boa obra”. (2 Timóteo 3.16-17)

Pr. Ivan Fidelis dos Santos

Um comentário:

Unknown disse...

Deus sabe o melhor de cada um , o que temos que fazer como verdadeiros cristãos é viver na vontade de Deus.