sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Aproximando-se de Deus


22 aproximemo-nos, com sincero coração, em plena certeza de fé, tendo o coração purificado de má consciência e lavado o corpo com água pura. 23 Guardemos firme a confissão da esperança, sem vacilar, pois quem fez a promessa é fiel” (Hebreus 10.22-23).

Pr Luciano R. Peterlevitz,
Missão Batista Vida Nova em 30.11.08

Deus nos convida para estarmos diante do seu trono. Existe lugar mais maravilhoso do que este? Reflitamos, então, em duas perguntas: Como se aproximar de Deus? Por que se aproximar de Deus?

Como se aproximar de Deus?

1 – É preciso se aproximar de Deus “com sincero coração, em plena certeza de fé” (v.22).

Você precisa se aproximar de Deus “sem vacilar” (v.23). No texto grego, “sem vacilar” significa literalmente “não inclinado, firme, determinado, inabalável”. Um dos grandes problemas da vida cristã é a falta de determinação em continuar crendo nas promessas de Deus. Se aproximar de Deus sem vacilar é suportar os temporais da vida. E isso muitos crentes não suportam. Ficam inclinados como postes ou árvores que não agüentaram a força de uma tempestade (a CPFL arruma os postes inclinados), mas muitos crentes não arrumam sua vida espiritual. Continuam inclinados à incredulidade.

Aproximar-se de Deus sem vacilar é perseverar na fé. A perseverança é necessária para que alcancemos as promessas de Deus (Hb 10.36). A perseverança é necessária porque Deus não se compraz naqueles que retrocedem (Hb 10.38). Você pode dizer como o autor de Hebreus: Nós, porém, não somos dos que retrocedem para a perdição (Hb 10.39)?


Eu tenho em minha casa um pé de boldo (creiam-me: gosto de chá de boldo!). Certa vez as formigas fizeram morada ali junto àquela planta. Quase todos os dias eu irrigava o boldo, e destruía aquele formigueiro, na expectativa de que as formigas fossem para outro lugar. Para minha surpresa, todos as vezes que eu desfazia aquele formigueiro, as formigas recomeçavam a reconstruí-lo novamente. É impressionante a perseverança daquelas formigas! Talvez é por isso que Provérbios diz: “Vai ter com a formiga, ó preguiçoso, considera os seus caminhos e sê sábio”. Considere o exemplo das formigas! Elas trabalham sem preguiça e com perseverança.

Ao sinal das primeiras tempestades já desistimos. Muitas vezes as tempestades nem vieram e a gente já está murmurano e pensando em desistir. Você é daqueles que batem em retirada quando o inimigo lhe desafia? Veja o que diz Isaías: ‘aquele que crê não foge’ (Is 28.16). Mas, para se aproximar é preciso outra coisa, além da perseverança.

2 – É preciso se aproximar de Deus “tendo o coração purificado de má consciência e lavado o corpo com água pura” (Hb 10.22).
Nós temos acesso à presença do Pai, ao Santos do Santos, pelo sangue de Jesus (v.19). É impossível se aproximar de Deus sem ser lavado pelo sangue do Seu Filho. Há pessoas que não conseguem exercer fé porque vivem num lamaçal de pecados. Vivem com sua consciência inflamada pelo peso da desobediência. E elas têm razão em viver assim: pois Deus abomina uma vida dissoluta. No Antigo Testamento, Deus disse que os sacerdotes não poderiam se aproximar Dele sem serem purificados. Tem gente brincando com Deus. Tem gente ignorando o poder das trevas sob a vida do crente quando este vive numa vida desregrada.

Não brinque com o pecado. A desobediência a Deus pode afundar sua vida e sua família. Aproxime-se de Deus através do sangue de Jesus. Ele lhe purifica de todo pecado; o sangue de Jesus rasgou o véu que separava você de Deus!

Por que se aproximar de Deus?

1 – Porque Deus é fiel – Hb 10.23: “...pois quem fez a promessa é fiel”.

A Bíblia diz que “todo aquele que nele crê não será envergonhado” (Rm 10.11). Imagine se você tenha um amigo que você admire bastante. Você falou muito bem dele para muitas pessoas. Mas repentinamente aquele amigo muda de comportamento; comete alguns deslizes morais, e dá as costas para você. Como é que você ficaria? Certamente envergonhado. “Confiei em na pessoa, e esta desmoralizou a minha palavra diante de outras pessoas”, você diria. Mas você pode confiar no Senhor. Ele é fiel; permanece o mesmo. Jesus é o mesmo ontem, hoje e o será para sempre (Hb 13.8).

Alguém é envergonhado quando sua esperança se torna desilusão. Quantos desiludidos existem hoje! Pessoas desiludidas com a igreja, com amizades, com o namoro ou casamento, com o trabalho, etc. Sua esperança se tornou desilusão? Renda-se aos pés do Senhor; guarde firme a esperança que advém do Evangelho, pois quem fez a promessa é fiel. Deus não muda! Ele vai até o poço quando você está no poço; Ele vai até o vale da sombra da morte se sua vida ali está; se as trevas lhe cercam, Ele vai até aí e faz resplandecer a luz da esperança ao seu redor. Aquele que fez a promessa é fiel!

2 – Porque aquele que crê terá o seu galardão – Hb 10.35: “Não abandoneis, portanto, a vossa confiança tem grande galardão”.

Por que não abandonar sua confiança? Por que nem olhos viram, nem ouvidos ouviram o que Deus tem preparado para aqueles que o amam (2Co 2.9). Por que não abandonar sua confiança? Porque é grande o nosso galardão nos céus (Mt 5.12). O galardão não será dado somente na vida eterna. A recompensa de servir o Senhor começa nessa vida, pois Deus já nos deu o penhor do Espírito (2Co 5.5). No céu desfrutaremos do galardão de forma plena, mas enquanto estamos nessa terra, o desfrutamos de forma parcial. E é muito bom desfrutá-lo, mesmo de forma parcial; quanto mais o será na eternidade! Por que não abandonar sua confiança? “Eu é que sei que pensamentos tenho a vosso respeito, diz o Senhor; pensamentos de paz e não de mal, para vos dar o fim que desejais”. (Jr 29.11).


Conclusão
Quais são as barreiras que têm impedido você de se aproximar de Deus? A incredulidade? A falta de perseverança frente aos desafios? A desobediência à Palavra?

Saiba: cabe a você remover tais obstáculos. Cabe a você tomar um passo de fé, crendo na Palavra de Deus. Assim, você será purificado com o sangue de Jesus, poderá entrar nos Santos dos Santos, na presença do Pai, e ali receberá socorro em tempo oportuno.


Nenhum comentário: