segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Crente de Final de Semana


Você já deve ter ouvido falar no atleta de fim de semana. É comum vermos praças, clubes e parques lotados nos fins de semana de pessoas praticando atividades físicas. Muitas destas pessoas são os chamados atletas de fim de semana.
Atleta de fim de semana é todo aquele que não pratica exercício físico nenhum durante a semana (nem uma caminhada leve), mas aproveita o fim de semana para tentar tirar o atraso, praticando esportes.
Os especialistas afirmam que atividades leves realizadas só nos fins de semana não fazem mal a ninguém, mas atividades mais intensas além de não melhorar o condicionamento, pode ainda causar lesões.
O cardiologista Nabil Ghorayeb faz a seguinte comparação: “Praticar exercícios físicos só nos finais de semana é como não comer a semana inteira e juntar tudo para comer no domingo. Não vai dar certo”, diz ele.
Quando penso nos atletas de fim de semana, bem intencionados, em busca de bem estar físico, mas às vezes exagerando nos exercícios, logo me vem à mente uma analogia da vida cristã. Nós todos corremos o risco de sermos cristãos de fim de semana.
O domingo é o dia para a prática de exercícios espirituais em comunidade: estudo bíblico, oração, adoração, etc. Mas estes exercícios não podem estar circunscritos ao fim de semana ou corremos o risco de imaginar que tudo vai bem na nossa vida espiritual.
Para o nosso crescimento espiritual, precisamos desenvolver a nossa vida espiritual diariamente.  Práticas espirituais (estudo da Bíblia, oração, confissão de pecados, meditação etc.) precisam fazer parte da nossa rotina.
Vida espiritual precisa ser desenvolvida diariamente.
Queremos ver nossas igrejas lotadas aos domingos. Uma multidão louvando a Deus, desenvolvendo a comunhão e estudando a Palavra, mas isto não garante saúde espiritual. Precisamos também que cada crente desenvolva sua vida cristã diariamente.
Meu conselho a você: Pratique exercícios físicos regularmente, eles fazem bem à saúde. Desenvolva diariamente sua vida com Deus, isto faz bem à sua saúde espiritual. Não seja um atleta, nem um crente de fim de semana.
No serviço do Mestre
Pr. Elias Neves de Souza

Nenhum comentário: