sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

O Verdadeiro Sentido do Natal

Por Paulo Berberth

Eu ouço todos os anos sempre as mesmas coisas a respeito do Natal, de como deve ser visto e sobre como o mundo comemora o Natal.  Por exemplo:

ü  Ouço que o Natal hoje é muito mais uma forma das empresas ganharem dinheiro, trata-se apenas do comércio visando seus lucros;
ü  Ouço que as pessoas pensam apenas em festejar e que não conhecem o verdadeiro sentido do natal, inclusive que boa parte delas passam dos limites com as comemorações e o Natal perde o sentido;
ü  Ouço falarem de um “bom velhinho” o famoso Papai Noel, que substitui a imagem do verdadeiro personagem do Natal, porque as crianças esperam sua chegada para receber os presentes. A implicação é que Jesus Cristo passa a ser apenas um personagem “coadjuvante” do Natal, isto é, quando é lembrado!
ü  Ouço cristãos genuínos dizendo que o Natal é como uma data normal assim como todas as outras, como se não fosse uma data importante, talvez porque o foco de suas mentes sejam as razões acima citadas e há quem defenda que o natal é uma festa pagã e por isso não “comemoram”. Perdem a oportunidade de anunciarem o verdadeiro sentido do Natal.

Até aqui todas essas coisas mencionadas de certa forma, são verdadeiras. No entanto... Qual o verdadeiro sentido do NATAL?

Quero propor que pensemos em pelo menos Três SENTIDOS importantes a respeito do Verdadeiro Sentido do Natal e quero desafiá-los a praticar os desafios que lançarei.
O 1º Sentido Verdadeiro do Natal...
®     É Anunciar o Nascimento de Jesus Cristo. Não importa a data, 25/12 é simbólico. O fato é que Jesus nasceu, é o próprio Deus que está presente: “Eis que a virgem conceberá e dará à luz um filho, e ele será chamado pelo nome de Emanuel (que quer dizer: Deus conosco)”. Mateus 1.23 (cumprimento da profecia de Isaías 7.14). E Ele estará conosco: “E eis que estou convosco todos os dias até à consumação do século”. Mateus 28.20b. – Promessa de Deus.

O 2º Sentido Verdadeiro do Natal...
®     É Anunciar a Oportunidade de Salvação ao Mundo. Jesus Nasceu para Salvar o mundo, para dar a Vida Eterna, Ele veio para cumprir este propósito: “Ela dará à luz um filho e lhe porás o nome de Jesus, porque ele salvará o seu povo dos pecados deles”. Mateus 1.21. “Porquanto há um só Deus e um só Mediador entre Deus e os homens, Cristo Jesus, homem, o qual a si mesmo se entregou em resgate por todos...” 1 Timóteo 2.5-6.  – Mensagem de Salvação.

O 3º Sentido Verdadeiro do Natal...
®     É Anunciar o socorro de Jesus Cristo as pessoas. Jesus Cristo é o Salvador do mundo. Ele também é o Bom pastor que cuida, alimenta, protege e ama suas ovelhas em todas as circunstancias, ele não é mercenário (João 10.9-15). “Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu; o governo está sobre seus ombros; e o seu nome será Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, príncipe da Paz”. Isaías 9.6. – Ele cuida de suas ovelhas.

Apenas SABER que Jesus nasceu e que o Natal é uma data inventada para comemorar seu nascimento, não basta! Você deve CRER e ANUNCIAR o verdadeiro propósito do nascimento de Jesus.

“Nasceu, Sofreu, Morreu por nós, Seu sangue lá na cruz derramou... Na cruz lutou, na cruz venceu e Sua vida nos deu, para que a vida estivesse em nós”. (Trecho da música: Espelhos mágicos – Oficina 3).

Anuncie e Viva o Verdadeiro Sentido do NATAL. Aí sim, desta forma, eu desejo que seja e tenha um Feliz Natal.

No amor de Cristo,

Paulo Berberth
 __________________
Pastoral de Dezembro de 2010 - Igreja Batista Vida Nova em Nova Odessa - SP.

Nenhum comentário: