quinta-feira, 15 de julho de 2010

Conhecidos na História


Estudo preparado por Paulo Berberth
UniJovem – 17/07/10

Instrução: É essencial a leitura dos capítulos 13 e 14 do livro de Números para entender toda a história. Farei abaixo apenas algumas pinceladas e depois uma breve aplicação para o nosso bate-papo. Minha pergunta é simples. Qual desses nomes vocês conhecem?
Samua, Safate, Jigeal, Palti, Gadiel, Gadi, Amiel, Setur, Nabi, Geuel, Calebe e Oséias (Josué). Nm 13.4-16
Moisés envia 12 homens para a terra de Canaã, um de cada tribo de Israel. Detalhe: eles eram líderes entre os israelitas. Eis os nomes acima. E foram e relataram a Moisés o que viram, disseram: “... Fomos à terra a que nos enviaste; e, verdadeiramente, mana leite e mel; este é o fruto dela. O povo, porém, que habita nessa terra é poderoso e as cidades, mui grandes e fortificadas...” (Nm 13.27-29)
Então Calebe, um dos 12 espias disse: “... Eia! Subamos e possuamos a terra, porque, certamente, prevaleceremos contra ela”. v.30. Mas os outros espias (menos Josué) ficaram com medo, se acovardaram e não quiseram ir dizendo: “...O povo é forte... eles são homens de grandes estaturas, são gigantes... somos como gafanhotos aos olhos deles...” (Nm 13.31-33). E o povo de Israel ficou com medo e desejaram voltar para o Egito onde eram escravos (Nm 14.1-4).
“E Josué, filho de Num, e Calebe, filho de Jefoné, dentre os que espiaram a terra, rasgaram as suas vestes” (Nm 14.6). E encorajaram o povo e eles falaram a toda congregação:
“... A terra pelo meio da qual passamos a espiar é terra muitíssimo boa. Se o SENHOR se agradar de nós, então, nos fará entrar nessa terra e será nossa, terra que mana leite e mel. Tão-somente não sejais rebeldes contra o SENHOR e não temais o povo dessa terra, porquanto, como pão, os podemos devorar; retirou-se deles o seu amparo; o SENHOR é conosco; não os temais”. (Nm 14.7-9)
O restante da história, nós já conhecemos: eles conquistaram a Terra, porém ficaram algumas marcas. O que podemos aprender com tudo isso? Voltemos à pergunta inicial: Qual desses nomes você conhece? (releia os nomes acima)
Presumo que apenas o de Calebe e Josué. Mas você sabe dizer por quê? Porque os nomes dos covardes não ficam registrados na história, não são lembradosCalebe e Josué deixaram seus nomes relatados na história porque creram que Deus era com ELES e não se acovardaram diante das dificuldades, confiaram em Deus e fizeram a parte deles.
E você, escreverá seu nome na história?
Oração:

“Peço perdão Senhor, porque muitas vezes fui e sou covarde, eu quero ainda escrever a minha história e ajudar outros escreverem a deles. Senhor, sei que não sou ninguém e que o meu eu fique anônimo para que o TEU NOME APAREÇA, mas peço-te que me ajude a ser conhecido como servo leal e dedicado a Ti, alguém que fez diferença na vida das pessoas. Este é o meu MAIOR desejo. Em nome de Jesus Cristo. Amém!” 



No amor de Cristo,

Paulo Berberth


Um comentário:

Danny disse...

TEXTO MARAVILHOSO!
precisamos dia a dia melhorarmos
Parabéns!