quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Como se começa uma história?


Uma boa história começa já pensando em um bom final. Ninguém lê um livro achando que o final será ruim. Espera-se sempre uma boa trama, personagens dramáticos, um toque de comédia e um romance bem difícil.

Não há história sem personagem. Bem, este, o autor pode construir, editar, reeditar, inventar e inovar. Ele está inserido em um contexto, num dado momento, tempo e espaço. Ele é alguém, mesmo se está parado ou em pleno movimento. Ele está lá, a mercê do enredo, preso ao momento em que está em foco, não sabe bem ao certo como será o final da história, mas sabe que é preciso caminhar, mesmo que seja o seu destino algo trágico. Assim como o leitor, ele deseja o desfecho.

Quem é o autor da sua história?

Ou está sempre alienado com que os outros desejam que você seja? Apesar de tudo, mesmo se o leitor não goste do jeito de ser do personagem, não tem como interferir no destino deste, a não ser que seja o próprio autor.

Conheço muitas histórias, já fiz parte de várias dela, muitos estão comigo enquanto escrevo a minha. Alguns sempre se encontram presentes nas minhas tramas mais dramáticas e íntimas. Outros, nem sabiam, mas já fizeram par romântico comigo nos meus romances. Tenho pessoas especiais que estão comigo nas cenas de comédia. Às vezes faço o papel principal, outras um complemento essencial. Fazemos parte no final de um grande ciclo de histórias que no final todas batem, uma hora ou outra.

Nesta analogia, chego a algumas conclusões:

A questão de vida ou morte é algo que todos nós um dia filosofamos. A nossa vida, assim como uma história, tem começo, meio e fim. A história da sua vida vai se desenvolver dependendo da sua concepção de vida e morte.

O início da história é a ânsia pelo final. É aí que o drama se instaura, porque ficamos sem esperança ao saber que a nossa história tem um final. No entanto, a vida não vale a pena se a nossa história acaba aqui.

Pensando no início da história da humanidade, tudo se volta ao Autor Supremo. Para mim, todas as teorias não conseguem explicar o ínicio. Parece que sempre falta alguma coisa, por mais racional que pareça. O início de tudo não pode acontecer sem ter um Autor. Necessitaríamos ter mais fé ao acreditar nestas teorias falíveis.

O Autor da Criação “fez tudo apropriado ao seu tempo. Também pôs no coração do homem o anseio pela eternidade; mesmo assim ele não consegue compreender inteiramente o que Deus fez.” (Ec. 3.11)

Como conheci Deus, como Criador e Pai, e Jesus Cristo, como meu Salvador e Senhor, creio na promessa que essa vida não acaba aqui. A nossa história já está escrita por Ele. Hoje estou exatamente no lugar que devo estar, da maneira que deveria estar. Ele é o escritor. Confio Nele, isso não faz com que eu deixe de lado meu protagonismo, mas sei que Ele vai escrever a melhor história na minha vida.

“Àquele que é capaz de fazer infinitamente mais do que tudo o que pedimos ou pensamos, de acordo com o seu poder que atua em nós, a Ele seja a glória na igreja e em Cristo Jesus, por todas as gerações, para todo o sempre! Amém!” (Ef. 3:20-21)

por Aline Zeeberg

2 comentários:

Aline Zeeberg disse...

Eba!!! Valeu Paulo! Deus te abençoe mto! Bjs, Aline

Jamile disse...

Ótimo texto!