quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Ser Cristão É Ter Desafios 3


“Procura apresentar-te APROVADO diante de Deus, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade”. (2 Timóteo 2.15)

O nosso 1º DESAFIO é apresentar-se Aprovado diante de Deus e o 2º DESAFIO é “não ter motivos de vergonha”. O 3º e ultimo DESAFIO é Manejar bem a Palavra

“... que maneja bem a palavra da verdade”.

Acompanhe o raciocinio: Aquele que é aprovado por Deus. Aquele que não tem motivos de vergonha. MANEJA corretamente a palavra da verdade.

A Palavra é Manejar no grego é ortotoméo – Significa: Cortar uma linha reta; guiar por uma estrada reta; para ter o uso apropriado e correto. A metáfora pode ter as seguintes realidades como base e eu pensei em pelo menos três.


1) Fazer uma linha reta como o arado; para que seja plantado corretamente. Imaginem uma terra toda bagunçada, torta. Terá efeito o trabalho? Provavelmente não, pois a terra deve ser arada de maneira correta. Com os espaços adequados entre um plantio e outro, para que os frutos nasçam de forma adequada para a colheita.

2) Construir uma estrada em linha reta; Aqueles que moram aqui na minha região vão entender melhor, mas imaginem as Rodovias Anhanguera ou a Bandeirantes lotadas de curvas. Teriam a mesma eficiência de como elas são hoje? Da minha cidade, Sumaré até a capital, São Paulo, gastamos normalmente cerca de 1 hora e meia de carro sem contar o transito. Se as rodovias de acesso tivessem curvas assim como são na serra, demoraríamos cerca de umas 6 horas no mínimo para chegar em São Paulo. Mas desta forma as rodovias são projetadas, para terem eficiência.

3) Um pedreiro cortando uma pedra para colocá-la em seu lugar próprio. Não pode ser Nem maior, nem menor, se não, a pedra será inútil. É necessário calcular o tamanho exato para ter o efeito esperado.

Da mesma forma a Palavra de Deus deve ser manejada. Proponho uma outra tradução possível: “dividindo bem a palavra da verdade”. Pois o pastor Timóteo deveria apresentar a palavra de Deus de maneira correta, como se fosse preparar um jantar, escolher o cardápio, separar bem os alimentos, preparando com todo carinho, gastando tempo para que ao apresentar o prato, as pessoas possam saboreá-lo, desfrutar e saírem da mesa satisfeitos, bem alimentados. Ele é o facilitador.

Agora, Para manejar bem, você deve conhecê-la. Para conhecê-la, você deve ler e estudá-la constantemente. Gastar tempo com isso. Mas Para ensiná-la, você deve vivê-la. Pois se teu ensino não tiver vida é um ensino morto.

Na mesma carta Paulo continua orientando Timóteo a respeito da Palavra da verdade: (2 Tm 4.2-5) “Timóteo” 2 Prega a palavra, insiste, a tempo e fora de tempo, admoesta, repreende, exorta, com toda longanimidade e ensino. Porque virá tempo em que não suportarão a sã doutrina; mas, tendo grande desejo de ouvir coisas agradáveis, ajuntarão para si mestres segundo os seus próprios desejos,  4 e não só desviarão os ouvidos da verdade, mas se voltarão às fábulas.  5 Tu, porém, sê sóbrio em tudo, sofre as aflições, faze a obra de um evangelista, cumpre o teu ministério.

PAULO sabia muito bem do que estava falando: Apóstolo Paulo. Um grande homem de Deus, que em certa ocasião disse: “Em nada considero a vida preciosa para mim mesmo, contanto que complete a minha carreira e o ministério que recebi do Senhor Jesus para testemunhar o evangelho da graça de Deus”. (At 20.24)

Por ser coerente, anos depois no final da sua vida disse: “Combati o bom combate, completei a carreira, guardei a fé” (2 Tm 4.7).

Ele tinha um desafio e cumpriu cabalmente. Que belo final de vida! E os demais testemunhos em relação a este homem são incríveis. Infelizmente muitos ao longo da história estão dizendo: “Acabei com o bom combate, Guardei a Carreira e Combati a Fé”.

Qual é o teu alvo?
Quais são os teus desafios?
O que direciona sua vida?

Ser cristão é ter desafios, propus nesses textos 3 desafios para a minha e para a sua vida.
O 1º DESAFIO é  “Apresentar-se Aprovado diante de Deus”
O 2º DESAFIO é  “Não ter motivos de vergonha
O 3º DESAFIO é  “Manejar bem a palavra”

Que o nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, nos ajude a superarmos nossos desafios e que todos os nossos sonhos, anseios e desejos sejam para a Honra e Glória do Teu Nome. Afinal, “Que diferença fazemos, se não fazemos diferença?”                              

No amor de Cristo,

Paulo Berberth

Um comentário:

Priscila disse...

Tremendo,
Edificante mesmo essa série...

"Mas Para ensiná-la, você deve vivê-la."

Hoje muitos querem falar de Deus, vida cristã e etc, mas e "o viver o que fala"??? Gostei muito disso, um alerta muito importante! tem a ver com o não se envergonhar, com o viver realmente a palavra de Deus.

“Que diferença fazemos, se não fazemos diferença?”

penso muito nisso... que diferença tenho feito como cristã? e sempre busco fazer uma auto-análise e deixar Deus mostrar quando preciso mudar alguma atitude... pra fazer a diferença tem que ser diferente do mundo e ser semelhante a Cristo! Esse é o meu desejo a cada dia, mas fácil não é, acho até que esse confronto é uma das provas que Deus permite para que sejamos Aprovados...
Fui muito edificada com essa pequena série de textos
Que Deus te abençoe
Bjooo